Nabo

Publicado em domingo, 14 fevereiro 2016, 16:50

Aldeia rica em história, o Nabo foi em tempos povoada pelos romanos, sendo disso exemplo os Tapados, um habitat romano onde se encontram vários fragmentos de cerâmica romana; os Godeiros, habitat romano ao lado do qual existem indícios da aldeia medieval de Godeiros que é referenciada elas Inquirições de D. Afonso III e no foral de Vila Flor de 1286; na Atalaia dos Godeiros, pode vislumbrar-se ainda os restos de uma torre roqueira.

Mas esta aldeia é também rica em monumentos: no meio da povoação está situada a Igreja de S. Gens cujo altar mor é em talha dourada do séc. XVIII, contém imagens de arte popular.

Existem também três capelas dignas de realce: a Capela de Nossa Senhora do Carrasco, antigamente conhecida por Capela de Nossa Senhora do Rosário; a Capela de Santa Cruz que se encontra situada no caminho dos Godeiros (próxima desta Capela existe uma fonte que segundo a fé do povo, a sua água tem poderes curandeiros), em frente a esta Capela fica o cruzeiro de Santa Cruz; por fim existe a Capela de Nossa Senhora da Conceição que foi instituída pela família Borges de Sá Morais e Castro.

Visitas: 1056

Em linha

Temos 8 visitantes e 0 membros em linha