Símbolos

Publicado em domingo, 14 fevereiro 2016, 16:46

Sentindo falta de um símbolo que marcasse a identidade própria da Freguesia, cujo nome coincide com o do Concelho foram criados um brasão, uma bandeira e um selo branco para a Freguesia. Conheça os símbolos heráldicos. Mais recentemente foi criado um logotipo da freguesia, pode consultar o respectivo manual de normas de utilização (ficheiro pdf zipado 1961KB) do logotipo.

Heráldica

Brasão: Escudo de ouro, uma fonte romana de negro, aberta e lavrada de prata, entre duas flores de lis de vermelho, em chefe e uma águia de púrpura, armada e lampassada de vermelho, em campanha. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "FREGUESIA DE VILA FLOR".

Bandeira: Púrpura com brasão ao centro. Cordão e borlas de ouro e púrpura. Haste e lança de ouro.

Selo: De forma circular, com um círculo interior contendo a simbologia do brasão. Nos termos da Lei, com a legenda: "JUNTA DE FREGUESIA DE VILA FLOR".

 herald01p
Brasão
herald02p 
Bandeira
herald03p 
Selo

Justificação da simbologia
Fonte romana Representa a Fonte Romana de Vila Flor, ex-libris da freguesia e símbolo da antiguidade e romanização da vila.
Flores-de-lis Representam o brasão dado por D. João I, Mestre de Avis, a Vila Flor. Este brasão era constituído por uma flor-de-lis e o escudo das armas reais com as quinas e sete castelos, que substituiam as cinco águias das armas dos "Aguilares".
Águia Representa a família dos "Sampaio", donatários de Vila Flor.

Visitas: 1249

Em linha

Temos 34 visitantes e 0 membros em linha